A Terceirização do fluxo digital

Que a Odontologia tornou-se digital, isso ninguém duvida. O grande problema é a viabilização financeira deste sonho para mais de 95% dos cirurgiões dentistas brasileiros.

Estamos falando em um investimento médio para sistemas chairside aproximadamente quinze vezes mais alto do que um consultório mediano. Investir em equipamentos próprios demanda conhecimento administrativo, criação de modelos de negócio de captação de clientes e aumento de produtividade além de um plano de mídia e marketing associado para conseguirmos o retorno sobre o investimento. Ou seja, dependemos de uma competência não muito comum ao cirurgião dentista.

A boa notícia sobre este novo momento é a criatividade inerente ao profissional brasileiro que nos faz buscar soluções para o uso destas tecnologias. Este profissional, em conjunto com clínicas de imagem (anteriormente chamadas exclusivamente de radiologias) e centros técnicos de planejamento e fresagem (antigamente chamados exclusivamente de protéticos), conseguiu formatar um novo modelo de negócio voltado a terceirização do fluxo digital. Isso transforma a digitalização em um processo 100% democrático e acessível.

O que falta ainda em boa parte do segmento é o conhecimento de fornecedores capazes de transformar o sonho em uma realidade previsível e produtiva sem o grande investimento inicial.

Certamente o mundo das metalocerâmicas que levam 4 sessões clínicas para serem realizadas não corresponde a velocidade e qualidade que o mercado demanda de nós. A redução para duas consultas em unitários transforma a rentabilidade e impacta positivamente a imagem do profissional perante seu cliente.

A comunicação digital por meio de fotos e checagem de projetos por meio de troca de imagens via WhatsApp melhoram a performance e a velocidade diminuindo erros e retrabalhos. Hoje a prótese ficou mais simples para o usuário final com menor possibilidade de erros.

Desta forma, o que nos leva a entrar no mundo digital sem fazer o investimento inicial, é descobrir o seu fornecedor correto de tecnologia seja de CAD (Computer Aided Design) ou CAM (Computer Aided Manufacturing).

Lembramos a técnica de DSD quando foi lançada e seus desafios. Hoje conseguimos terceirizar projetos com profissionais de Odontologia altamente capazes em vários lugares do mundo. Enquanto dormimos, alguém está trabalhando por você. Quanto custa sua noite de sono?

Toda noite a terceirização do fluxo digital me diz boa noite… e eu durmo tranquilo.

Marcelo Alves

  • Graduado em Odontologia pela UNAERP em 1992.
  • Especialista em Dentística pela FORP-USP.
  • MBA em Gestão de Sistemas de Saúde pela FGV.
  • Ministrador internacional por 17 países nos segmentos de Odontologia Restauradora e Gestão de Clínicas.
  • Diretor Clínico do team MC Première em Ribeirão Preto/SP

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on print
Imprimir